Boletos bancários registrados

image_pdfimage_print

Muitos novos empreendedores que possuem a sua própria empresa desconhecem as facilidades e benefícios da emissão de boletos bancários. O boleto bancário é um instrumento bastante prático para efetuar as suas cobranças.

Fazer suas cobranças através de boleto é seguro. Basicamente você só precisa de uma conta-corrente no banco de sua preferência. Fale com o gerente da agência bancária de sua cidade abra uma conta, caso não tenha uma, e peça para habilitar este serviço é fácil e rápido.

Como funciona uma cobrança por boleto bancário:

Funciona da seguinte maneira, tão logo a nota fiscal de sua venda seja emitida você já pode atrelar a ela o boleto e enviar para o seu cliente. O cliente, como já é de nosso conhecimento, de posse do boleto, pode efetuar o seu pagamento em qualquer agencia bancária, casa lotérica ou mesmo por via internet.

Pronto, o valor que lhe é devido já esta na sua conta, logicamente respeitando os prazos contratuais acordados com o seu banco.

Atualmente o sistema de cobrança por boleto em voga é o do tipo denominado Cobrança registrada:

Ao solicitar ao gerente habilitar a sua conta, ele vai habilitar a carteira registrada, já que a carteira sem registro não é mais habilitada para novos clientes.

Quando você emite seus boletos o banco toma conhecimento deste fato através do envio de uma comunicação sua denominada Arquivo de remessa. Este arquivo serve para informar ao banco os boletos emitidos e dependendo do sistema que você esta usando ele pode ser feito de forma manual ou automática. Este arquivo contém todos os seus dados e de seu cliente tornando todo o processo transparente e evitando fraudes.

Em caso de não pagamento deste boleto, o banco pode automaticamente enviar para protesto, se isto for de seu consentimento e previamente determinado durante a emissão do referido boleto. Ao escolher o banco do qual queira este serviço, fiquem atentos as taxas cobradas, elas variam de banco para banco.

Como gerar um o boleto bancário:

Agora você precisa de software que faz tudo isso de forma rápida, simples e segura. Este sistema de boleto deve possuir as seguintes funcionalidades e recursos:

-Geração do boleto propriamente dito;
-Controle de boletos por status de pagamento;
-Relatórios de boletos, pagos, clientes em atraso e outros;
-Exportar os boletos emitidos via arquivo de remessa;
-Importar o relatório bancário com o status dos boletos;
-Envio boleto por e-mail ao seu cliente tão logo seja emitido,
-Faz backup automático do seu banco de dado.

Finalmente, você precisa de um software para emitir os seus boletos compatível com o banco de sua escolha caso queira fazer cobranças por esse meio.

Existem diversos programas para emissão de boletos bancários e você pode utilizar uma versão totalmente grátis para testes por um período de 30 dias do software Splan Manager que alem desta funcionalidade possui muitas outras.