Abrir uma loja não é uma tarefa fácil, mas é viável, desde que você seja determinado. Primeiramente deve-se decidir qual deverá ser o ramo de negócio que queira atuar, dentro do capital disponível. Encontrar um bom ponto comercial é essencial. Tem ainda a parte fiscal, saber lidar com o que é necessário, tais como: documentação, contratação de funcionários, alvarás e outros,
Vejamos a seguir detalhar um pouco mais estes itens:
Plano de negócios
Para começar crie uma marca. A sua loja precisa ter um nome relevante, com um logotipo chamativo. Se não se sente capaz de fazer isto, contrate um designer gráfico para criar algo profissional. Divulgue a sua marca em sacolas e camisetas. As pessoas precisam ser capazes de reconhecer a sua loja e a sua marca.
Monte um plano de negócios detalhado. Imagine uma margem de lucro média, a renda total das vendas, as despesas operacionais e pergunte-se se isso é suficiente para seu negócio prosperar. Evite fazer cálculos pouco realistas.
O seu plano negócio deve incluir a divulgação. Quanto você vai gastar em publicidade e qual o retorno esperado?
Capital
Avalie o capital que você tem para começar o negócio. É importante ter capital para se manter de seis a nove meses, até que o lucro comece a aparecer.
Planeje-se para que isto aconteça antes de investir suas economias ou pegar um empréstimo.
Local
Escolha um local adequado para instalar a sua nova loja dentro do seu orçamento. Defina bem qual a clientela a ser atingida. As épocas do ano vão influenciar suas vendas, conhecer bem o processo da sazonalidade também é de suma importância. Isto vai lhe ajudar e muito nas épocas de vendas mais fracas.
Procure um lugar não muito maior do que o necessário, mas nem tão menor. Considere que você precisará de um espaço razoável que acomode as instalações básicas e necessárias. A menos que queira realmente expandir no futuro, um espaço maior só vai gerar custos desnecessários.
A localização ideal depende muito do tipo de loja que deseja abrir. É importante levar em conta o tráfego de pedestres para maximizar as oportunidades de venda. Mais pessoas passando pela sua loja representam mais vendas.
A adequação geográfica é uma questão de custo x benefício a ser avaliada.
Se for alugar um espaço existente de uma loja desativada, verifique se tem todas as instalações necessárias para o sue ramo de negócio. Se esperas que os clientes passem um bom tempo na loja, pode ser preciso disponibilizar um banheiro. Verifique se as instalações hidrossanitárias e elétricas estão em boas condições.
Produtos
Pesquise na sua cidade e tente descobrir quais os produtos as pessoas sentem falta. Dê algumas voltas pela região, visitando lojas e fazendo perguntas sobre o mercado local.
Confie na sua intuição, pois ela é tão importante quanto os resultados do estudo de mercado.
Tome cuidado para não basear todo o seu negócio em um único produto, ou você pode quebrar as pernas quando a demanda acabar.
Encontre lojas que provavelmente competiriam com o seu negócio e aprenda o máximo possível com elas.
Vá para outra região, encontre lojas parecidas e converse com os proprietários. Seja sincero quanto às suas intenções e algumas pessoas certamente conversarão com você sobre as experiências e os erros que cometeram, inclusive sobre os lucros. Para obter uma resposta positiva informe que você não vai montar sua loja na mesma região.
Estoque
Estabeleça seu estoque inicial. Você precisará de fornecedores para os itens que planeja vender e de funcionários capazes de atender a clientela. Encontra o fornecedor ideal pode ser difícil, procure uma empresa honesta e precisa na hora da entrega e dos pagamentos, isso afetará a gestão financeira do seu negócio. Tenha em mente que o maior lucro esta em comprar bem, mais do que na venda.
Defina os preços de venda, considerando os praticados no mercado. Pesquise os produtos na internet e descubra qual o valor apropriado para eles. Compare os seus preços com os de lojas similares do que pretende vender, defina as quantidades iniciais do estoque, em função da demanda estimada e do tamanho da loja.
Etiquete os produtos. Você pode comprar um etiquetador ou criar suas próprias etiquetas. É importante que todos os produtos em exposição na loja tenham preços visíveis e estejam devidamente cadastrados, para isto acontecer é importante contratar um software gestor, a Splan Manager poderá lhe ajudar neste quesito.
Colaboradores
Contrate as pessoas certas para trabalhar. Se a loja é pequena, talvez seja possível cuidar dela por conta própria por algum tempo. Quando o negócio engrenar, você provavelmente precisará de funcionários. Procure pessoas inteligentes e esforçadas para treinar.
Caso a papelada o assuste um pouco, contrate uma firma de contabilidade. Por mais que você gaste um pouco, o processo será mais tranqüilo e você não deixará nada passar.
É bom contratar pessoas com experiência e que sejam confiáveis, honestas, que saibam vender e sejam organizadas. Um bom controle de estoque é fundamental para previr furtos, evitar este tipo de problemas. Tenha paciência para lidar com os conflitos que isto poderá gerar.
Com o tempo, você terá o negócio que sempre sonhou.
Montagem da loja
Depois de definir os custos de instalação, equipamentos e pessoal, é hora de colocar tudo em prática de acordo com o que foi planejado. Dê bastante atenção às necessidades básicas que manterão a loja em funcionamento: água, energia elétrica, internet, telefone, segurança, sistema contra incêndios, climatização, etc. Você pode contratar um engenheiro ou um empreiteiro para fazer o serviço se julgar necessário.
Adquira e monte as instalações necessárias para a loja. Obviamente, tudo depende do tipo de produto ou serviço que você oferecerá. Ainda assim, você provavelmente precisará de: prateleiras para dispor os produtos; balcão de atendimento; caixa para cobrar, espaço para embalagem; escritório administrativo; estoque; provadores (caso vá vender roupas); mesas (caso vá vender alimentos); banheiros…
O layout da loja deve ser pensando no cliente. Ponha-se no local deles para decidir a forma mais correta.
Pense nos mínimos detalhes, isto vai fazer toda a diferença.
Divulgação
Divulgue os seus serviços e o seu horário de funcionamento. Comece com campanhas de baixo risco, deixando as propagandas maiores para quando o negócio estiver em expansão.
Use campanhas diretas, são mais econômicas. Faça cadastro de seus clientes com telefone e endereço de e-mail. Pergunte se eles gostariam de receber promoções e ofertas pelas redes sociais.
Faça um evento de inauguração, convidando todos os seus conhecidos e amigos, pedindo para que eles levem outras pessoas junto. Você certamente assim atrairá a sua futura clientela.
Cumprimente os presentes com sorrisos. Nesta ocasião é uma boa oferecer comes e bebes e amostras grátis do que será vendido na loja, se for o caso, e também algumas lembrancinhas customizadas. Acreditem, tais coisas ficam gravadas na mente dos clientes.
É importante que todos os funcionários e parceiros estejam presentes, prontos para cumprimentar os clientes.
Conclusão
Em suma você trabalhará muito nos primeiros dois anos após a abertura da loja, certamente passando por vários altos e baixos.
Não existe um jeito certo ou errado para organizar o seu negócio, tudo o dito acima é só uma idéia do trabalho como um todo, o seu bom senso e a sua vontade é que determinara o sucesso.
E quando a coisa ficar feia, você vai precisar de mais ajuda do que nunca, principalmente pelo fato de que vai pensar no trabalho o tempo inteiro. O apoio de sua família é essencial. Boa sorte.