Venda sazonal – Como faturar o ano todo

Comprar
casacos de lã ou estufas no verão faz pouco sentido na cabeça das pessoas. É
sabido que existem vários produtos que vendem muito em determinado período do
ano e, no restante, acabam pegando poeira.

Esta
situação é chamada de sazonalidade, acontece praticamente em todos os tipos de
lojas de varejo. As vendas sazonais proporcionam grande quantidade de vendas em
determinados períodos, por outro lado a falta de agilidade em modificar a
oferta de produtos na hora certa coloca pressão nas suas finanças.

Para ajudar, aqui vão algumas dicas:



Planeje
bem seu negócio

Vamos imaginar o seguinte: Sua loja vende artigos
para o inverno, casacos de lã e abrigos de malha. Eles vendem muito bem na sua
região durante o inverno. Isto é ótimo, mas tem um problema, ninguém compra
estes itens no verão.

Agora imagine se você tem uma loja de variedades,
vendendo de tudo um pouco, brinquedos no Natal, cadernos no início das aulas,
chocolates na páscoa, presentes de dia das mães e outros.

É aqui que sua loja pode se destacar. Com uma boa
gestão, você pode comprar por antecipação e conseguir um belo de um desconto do
seu fornecedor e se bem negociado uma condição melhor do que no auge da
sazonalidade.

Certamente você precisa ficar atento ao espaço disponível para estocar estes produtos comprados antecipadamente, para evitar problemas no momento da venda. No caso do casaco, ele pode ficar fora de moda e perder o valor, por exemplo, o que não acontece com um caderno. Concluído, fique atento ao tipo de produto que pode ser estocado sem sofrer deterioração.

Use um software para ajudar

Nenhuma empresa funciona só na cabeça de seu
administrador. Organize o fluxo de caixa e o seu mix de vendas, mantenha estes
dados sempre atualizados. Rapidamente você vai aprender quais são seus períodos
de alta e de baixas vendas. Visto isto será possível se preparar e decidir
quando repuser o estoque garantindo que sua loja esteja abastecida na época de
alta.

Seja
parceiro de seu fornecedor

Se você conhece quais são seus meses de alta e a
média de vendas em determinado período, utilize estes dados para negociar com o
seu fornecedor.

Este conhecimento vai proporcionar conseguir melhores
preços de compra e melhores prazos de pagamento. Seus fornecedores também são
vendedores como você, eles também precisam vender. No momento em que um
fornecedor lhe reconhece como um parceiro, as coisas começam a fluir.

Planeje

O bom planejamento financeiro fornece os subsídios necessários e o conhecimento dos meses em que vende menos. Feito isto é só equilibrar as suas contas, usando o lucro dos melhores meses para fechar o caixa no período de poucas vendas.

Esteja
aberto as novidades

Vários motivos ajudam o comércio sazonal, tais
como, o hábito dos clientes da sua região e o ponto da sua loja, porem o mais
importante é conhecer o seu mix de vendas. Trabalhe usando este conhecimento na
hora de ofertar os seus produtos.

É mais comum do que se pensa uma loja ter suas
vendas sazonais prejudicadas por um mix de produtos desatualizados. Ofertar sempre
as mesmas coisas não é uma boa prática. Você precisa buscar novos produtos, novos
fornecedores, ir a feiras e ficar sempre de olho nos lançamentos na internet.

Fique atento aos produtos novos que surgem no
mercado, e que podem ser vendidos no período de baixa, ou no ano todo,
antecipando-se aos seus concorrentes. Não seria ótimo?   Mas só
vai acontecer se você procurar.

Pense nisto, a propósito, a Splan Manager dispõe de um software que pode lhe ajudar a gerir suas compras, vendas e estoque.