Como emitir uma Nota Fiscal Eletrônica

Para se emitir uma Nota Fiscal Eletrônica através de um sistema de gestão informatizado, independendo do seu pote de sua Empresa, é necessário tomarem-se alguns cuidados para que ela não seja rejeitada pela receita.

Há algum tempo bastava-se pegar o talonário e iniciar a tarefa, hoje você vai precisar se alguns requisitos básicos tais como:

  •  Inscrição Estadual e credenciamento no Sefaz;
  • CNPJ ativo:
  • Certificado Digital A1 ou A3;
  • Um computador com acesso à internet;
  • E finalmente um software emissor de Notas Fiscais;

Feito isto vamos a algumas dicas para facilitar a sua vida ao emitir a sua Nota Fiscal Eletrônica.

Configuração dos dados da sua Empresa:

Certamente você vai encontrar no emissor de NF-e escolhido um local onde serão configurados os dados de sua Empresa: Razão Social, Endereço, CNPJ. Inscrição Estadual entre outros.

Cadastro de Clientes e Fornecedores:

São os dados necessários complementares para e emissão de uma Nota Fiscal ou para fazer os seus pedidos de compra. Note bem: no caso da NFC-e, também chamada cupom fiscal, não é necessário destacar os dados do comprador, a não ser o seu CPF, se for de sua vontade.

Cadastro de produtos:

Afora a denominação do produto, quantidade constante no estoque, unidade e outros, é necessário ter-se em mãos o NCM, informação que se pode conseguir na nota de compra e que é próprio para cada produto ou consultando-se a internet. E mais, precisa-se do CPOP e da Natureza da Operação, são estas informações que definem o recolhimento dos impostos e podem ser conseguida com o responsável pela sua contabilidade.

Emissão da NFC-e, NF-e ou de serviços:

O Splan Manager disponibiliza um emissor de NF desenvolvido para possibilitar a emissão de suas notas de maneira fácil e intuitiva.

Esta é certamente a principal finalidade do emissor de notas fiscais, alem de outras também importantes que falaremos mais adiante.

Imagine-se emitindo uma nota fiscal:

Escolha o cliente ao qual é endereçada a NF-e, previamente cadastrado, como já falamos anteriormente se for NFC-e (Cupom fiscal) isto não é necessário, feito isto:

Passe a escolher o primeiro produto que foi adquirido, produto estes disponível no cadastro de produtos, inclua a quantidade adquirida. Passe para o próximo produto, até concluir a venda.

Agora é só dar continuidade ao processo seguindo as indicações do sistema, salvando, enviando para a receita e emitindo um comprovante, se for o caso. Isto o Splan Manager faz de maneira automática.

Controle financeiro:

Não vamos nos ater muito a este quesito nesta postagem, vamos só lembrar que é talvez a mais importante funcionalidade que um bom software de Gestão de empresa deve ter.Sempre que uma Nota Fiscal é emitida o sistema deve armazenar os dados desta operação e efetuar a baixa de estoque do produto vendido. Isto deve ser demonstrado a partir de relatórios facilmente acessados e configurados.

O suporte técnico:

Este é um fator primordial que deve ser considerado na hora de escolher o seu sistema de gestão, é ele que vai lhe proporcionar o esclarecimento de suas dívidas e o treinamento necessário para o bom uso do sistema.

Um escolha do software de gestão:

Independente do sistema escolhido é importante que ele seja testado e avaliado antes de se formalizar a sua compra ou contratar o seu serviço.

O Splan Manager possibilita que você teste seu produto por 30 dias gratuitamente acessando ao site, e após este tempo ele poderá ser usado sem a necessidade de um atrelamento a um contrato de fidelidade. Consulte-nos para maiores informações.