Gerenciamento de compras
Em poucas
oportunidades podemos realmente colocar nosso poder de gerenciamento à prova.
Uma delas é quando negociamos o preço ou a quantidade de um produto a ser
comprado.
Com pessoas treinadas para adquirir os produtos a serem comercializados, pode-se economizar fazendo uma grande diferença para a sua empresa, independente dos produtos e das quantidades a serem compradas.
Boas
escolhas nas parcerias e atenção para novidades no mercado são algumas das
características que contribuem para reduzir custos e garantir um preço de venda
competitivo.
O bom
comprador deve saber gerenciar aquisições, contratos, cadastramentos e qualificação
de fornecedores, o que vai influenciar de maneira positiva no desempenho das
outras unidades da sua empresa. É por meio de boas negociações com
fornecedores, garantia e regularidade no suprimento que seu estoque de
mercadorias faz-se correto.
Empresas
necessitam de compradores que detenham conhecimentos em assuntos estratégicos. Ele
precisa ser um bom negociador, ter iniciativa, capacidade de decisão, ser
idôneo e ético.
É
importante que o comprador certifique-se se o material comprado esteja de
acordo com o solicitado. O comprador deve, portanto, possuir o conhecimento
técnico a fim de descobrir eventuais discrepâncias entre o que foi comprado e o
que foi recebido.
Em hipótese alguma o comprador deve dar inicio a um processo de compra, sem ter idéia exata de que quer comprar. Esta informação é basicamente oriunda de um bom controle de estoque e da situação do que o seu mercado vai exigir no próximo período.
As
flutuações de preços do mercado e o perigo de estoques excessivos fazem com que
e comprador necessite coordenar esses dois fatores da melhor maneira possível,
a fim de adquirir na hora certa o material necessário.
A determinação
da quantidade a ser adquirida é cada vez mais importante por ocasião da compra.
Até pouco tempo atrás era prática comum aumentar o pedido objetivando melhorar
e preço; entretanto outros fatores como custo de armazenagem e capital de giro
em estoques, fizeram com que maiores cuidados fossem tornados no momento certo
do material a ser adquirido.
Já deu para
entender que o processo de compras é uma das atividades mais importantes da sua
empresa, e que quanto maior for a quantidade de informações sobre este
processo, maior será o sucesso de seu empreendimento.
A Splan Manager disponibiliza um software online que poderá lhe ajudar na gestão financeira de sua empresa. Acesse nosso site e conheça o nosso sistema.