Conhecimentos básicos para um planejamento financeiro

 

Para que um bom empreendedor tenha bons resultados faz-se necessário um bom controle financeiro da sua empresa. Com um efetivo acompanhamento de todo o seu movimento de entradas e saídas. Veja a seguir algumas dicas:

Para começar:

Um software confiável certamente vai lhe ajudar nesta tarefa, porem o primeiro passo é se inteirar sobre a atual situação de sua empresa.

Para iniciar faça um levantamento de suas receitas, custos, obrigações fixas, dívidas de curto, médio e longo prazo. Estas informações darão a você uma visão completa da sua situação atual e qual o rumo a seguir no seu negócio.

Definir e escolher um sistema que lhe possibilita registrar a movimentação do dinheiro é fundamental para o pleno funcionamento de sua empresa.

Uma rotina onde todas as saídas e entradas de dinheiro sejam registradas imediatamente no momento em que elas acontecerem é fundamental. Incorpore esta prática no seu dia junto com a sua equipe e fiscalizando de perto.

Somente assim será possível entender melhor a evolução do seu negócio e lhe ajudar a tomar as melhores decisões gerenciais.

Controle de gastos:

Defina suas prioridades, não se endivide adquirindo itens ou bens desnecessários. A eficiência de sua empresa depende de atitudes que em princípio pareçam autoritárias, mas que em longo prazo se mostrarão eficientes, levando ao alcance de seus objetivos.

Planejamento a longo prazo:

Um planejamento de longo prazo só tem sucesso com um bom controle financeiro da situação da empresa.

O seu faturamento é o motor que faz o seu negócio andar para frente. O reinvestimento em sua empresa deve ser de acordo com o faturamento gerado, evitando desta forma problemas com o seu capital de giro.

É fundamental conhecer-se profundamente o ciclo operacional das atividades da empresa, definindo o valor das despesas decorrentes, como aquisição de produtos para venda, estocagem, venda e pagamento de despesas fixas, para que tudo esteja dentro do planejamento, e fornecendo o retorno esperado.

Procure a ajuda:

Na maioria das vezes, o pequeno empresário que esta começando um novo negócio não possui conhecimento suficiente de contabilidade e administração de empresas. O que pode resultar no cometimento de diversos erros. Uma boa dica é consultar o SEBRAE.

O seu contador ou um especialista em gestão de negócios pode ser uma alternativa, eles pela sua experiência te orientarão para organizar suas finanças da melhor forma, corrigindo e saneando quaisquer erros.

Tenha ciência que o fluxo de caixa é o coração de qualquer empresa. Conheça e cuide bem do dinheiro e do seu negócio, trabalhando para que ele continue operando com lucro e existindo por um longo tempo.

Para se fazer um bom o controle financeiro, e da melhor forma é uma boa atitude contar com um software que lhe ajude nesta tarefa, o Splan Manager possui todas as funcionalidade necessárias para esta empreitada.

Fique atento aos seus compromissos:

São de suma importância ter controle e registro de todos os seus compromissos tais como, com fornecedores, impostos ou contas fixas da empresa.

Ao pagar as obrigações em atraso você estará gerando mais despesas em multas e juros.

Quanto aos impostos, o não pagamento em dia suspende as Certidões Negativas de Débitos (CNDs), o que vai lhe causar muito incomodo.

Mantenha todos os registros de vencimentos com descrição das obrigações e seus valores, atualizado.

Separe as finanças pessoais e empresariais:

Esta é uma das principais causas de problemas financeiros mais comuns nos negócios. Ainda que todo o dinheiro necessário para o início tenha sido seu, não se pode agir dessa forma.

Na prática ao se separar as contas pessoais das da empresa vai facilitar o controle do capital de giro e do caixa, evitando a falta de dinheiro para operações e obrigações. Tornando quase impossível ter uma escrituração contábil exata e correta.

Defina a sua retirada mensal, de forma oficial via pró-labore. Siga o procedimento contábil correto quando fizer as retiradas do lucro realizado. Evitando assim gastar mais que o devido.

Controle do estoque:

Um bom controle de estoque, atua diretamente no resultado financeiro. Recomendamos que você de preferência a uma ferramenta de gestão financeira. Para entender como isto funciona, dê uma olhada na nossa postagem sobre esta matéria em: Controle do estoque de mercadorias.

Acompanhe os seus números mensalmente:

O planejamento financeiro deve ser anual e acompanhado mensalmente, o que vai facilita na identificação de ocorrências e desvios do planejado, possibilitando uma correta avaliação do andamento das finanças.

Mantenha o fluxo de caixa sob controle:

Pelo tudo já dito, voltamos a afirmar que o fluxo de caixa é uma das bases para uma boa gestão financeira de sua empresa, independendo de seu porte, micro empresa ou MEI. Isso porque ao registrar todas as entradas e saídas e, terás o subsídio necessário às análises mensais avaliando o andamento de seu planejamento.

Resumindo:

  • Faça as anotações no momento de cada movimentação;
  • Não ignorar valores pequenos, pois somados podem se tornar relevantes;
  • Faça sistematicamente a conciliação bancária verificando as suas entradas e disponibilidade;
  • O fluxo de caixa precisa ser fiel a realidade. Se um pagamento é recebido em atraso, seu crédito pode ficar para o próximo mês, e o fluxo deve mostrar exatamente isso.

Acompanhe as tendências do mercado:

Fique atento as tendências de mercado e de novos produtos lançados pelos seus fornecedores. Sua oferta deve estar sempre atualizada disponibilizando aos seus clientes o que há de mais atual e de novo.

Nunca esquecendo que o mais importante para a gestão financeira de uma empresa é sempre continuar adquirindo conhecimento sobre a sua área de atuação.