Como montar uma loja

Abrir uma
loja não é uma tarefa fácil, mas é viável, desde que você seja determinado.
Primeiramente deve-se decidir qual deverá ser o ramo de negócio que queira
atuar, dentro do capital disponível. Encontrar um bom ponto comercial é
essencial. Tem ainda a parte fiscal, saber lidar com o que é necessário, tais
como: documentação, contratação de funcionários, alvarás e outros,

Vejamos a
seguir detalhar um pouco mais estes itens:

Plano de negócios

Para
começar crie uma marca. A sua loja precisa ter um nome relevante, com um
logotipo chamativo. Se não se sente capaz de fazer isto, contrate um designer
gráfico para criar algo profissional. Divulgue a sua marca em sacolas e
camisetas. As pessoas precisam ser capazes de reconhecer a sua loja e a sua
marca.



Monte um
plano de negócios detalhado. Imagine uma margem de lucro média, a renda
total das vendas, as despesas operacionais e pergunte-se se isso é suficiente
para seu negócio prosperar. Evite fazer cálculos pouco realistas.

O seu plano
negócio deve incluir a divulgação. Quanto você vai gastar em publicidade e qual
o retorno esperado?

Capital

Avalie o
capital que você tem para começar o negócio. É importante ter capital para
se manter de seis a nove meses, até que o lucro comece a aparecer.

Planeje-se
para que isto aconteça antes de investir suas economias ou pegar um empréstimo.

Local

Escolha um local adequado para instalar a sua nova loja dentro do seu orçamento. Defina bem qual a clientela a ser atingida. As épocas do ano vão influenciar suas vendas, conhecer bem o processo da sazonalidade também é de suma importância. Isto vai lhe ajudar e muito nas épocas de vendas mais fracas.

Procure um
lugar não muito maior do que o necessário, mas nem tão menor. Considere que você
precisará de um espaço razoável que acomode as instalações básicas e
necessárias. A menos que queira realmente expandir no futuro, um espaço maior
só vai gerar custos desnecessários.

A
localização ideal depende muito do tipo de loja que deseja abrir. É importante
levar em conta o tráfego de pedestres para maximizar as oportunidades de venda.
Mais pessoas passando pela sua loja representam mais vendas.

A adequação
geográfica é uma questão de custo x benefício a ser avaliada.

Se for
alugar um espaço existente de uma loja desativada, verifique se tem todas as
instalações necessárias para o sue ramo de negócio. Se esperas que os clientes
passem um bom tempo na loja, pode ser preciso disponibilizar um banheiro. Verifique
se as instalações hidrossanitárias e elétricas estão em boas condições.

Produtos

Pesquise na
sua cidade e tente descobrir quais os produtos as pessoas sentem falta. Dê
algumas voltas pela região, visitando lojas e fazendo perguntas sobre o mercado
local.

Confie na
sua intuição, pois ela é tão importante quanto os resultados do estudo de
mercado.

Tome
cuidado para não basear todo o seu negócio em um único produto, ou você pode
quebrar as pernas quando a demanda acabar.

Encontre
lojas que provavelmente competiriam com o seu negócio e aprenda o máximo
possível com elas.

Vá para
outra região, encontre lojas parecidas e converse com os proprietários. Seja
sincero quanto às suas intenções e algumas pessoas certamente conversarão com
você sobre as experiências e os erros que cometeram, inclusive sobre os lucros.
Para obter uma resposta positiva informe que você não vai montar sua loja na
mesma região.

Estoque

Estabeleça seu estoque inicial. Você precisará de fornecedores para os itens que planeja vender e de funcionários capazes de atender a clientela. Encontra o fornecedor ideal pode ser difícil, procure uma empresa honesta e precisa na hora da entrega e dos pagamentos, isso afetará a gestão financeira do seu negócio. Tenha em mente que o maior lucro esta em comprar bem, mais do que na venda.

Defina os preços
de venda, considerando os praticados no mercado. Pesquise os produtos na
internet e descubra qual o valor apropriado para eles. Compare os seus preços
com os de lojas similares do que pretende vender, defina as quantidades
iniciais do estoque, em função da demanda estimada e do tamanho da loja.

Etiquete os produtos. Você pode comprar um etiquetador ou criar suas próprias etiquetas. É importante que todos os produtos em exposição na loja tenham preços visíveis e estejam devidamente cadastrados, para isto acontecer é importante contratar um software gestor, a Splan Manager poderá lhe ajudar neste quesito.

Colaboradores

Contrate as
pessoas certas para trabalhar. Se a loja é pequena, talvez seja possível
cuidar dela por conta própria por algum tempo. Quando o negócio engrenar, você
provavelmente precisará de funcionários. Procure pessoas inteligentes e
esforçadas para treinar.  

Caso a papelada
o assuste um pouco, contrate uma firma de contabilidade. Por mais que você
gaste um pouco, o processo será mais tranqüilo e você não deixará nada passar.

É bom contratar pessoas com experiência e que sejam confiáveis, honestas, que saibam vender e sejam organizadas. Um bom controle de estoque é fundamental para previr furtos, evitar este tipo de problemas. Tenha paciência para lidar com os conflitos que isto poderá gerar.

Com o
tempo, você terá o negócio que sempre sonhou.

Montagem da loja

Depois de
definir os custos de instalação, equipamentos e pessoal, é hora de colocar tudo
em prática de acordo com o que foi planejado. Dê bastante atenção às
necessidades básicas que manterão a loja em funcionamento: água, energia
elétrica, internet, telefone, segurança, sistema contra incêndios, climatização,
etc. Você pode contratar um engenheiro ou um empreiteiro para fazer o serviço
se julgar necessário.

Adquira e
monte as instalações necessárias para a loja. Obviamente, tudo depende do
tipo de produto ou serviço que você oferecerá. Ainda assim, você provavelmente
precisará de: prateleiras para dispor os produtos; balcão de atendimento; caixa
para cobrar, espaço para embalagem; escritório administrativo; estoque;
provadores (caso vá vender roupas); mesas (caso vá vender alimentos);
banheiros…

O layout da
loja deve ser pensando no cliente. Ponha-se no local deles para decidir a forma
mais correta.

Pense nos
mínimos detalhes, isto vai fazer toda a diferença.

Divulgação

Divulgue os
seus serviços e o seu horário de funcionamento. Comece com campanhas de
baixo risco, deixando as propagandas maiores para quando o negócio estiver em
expansão.

Use
campanhas diretas, são mais econômicas. Faça cadastro de seus clientes com
telefone e endereço de e-mail. Pergunte se eles gostariam de receber promoções
e ofertas pelas redes sociais.

Faça um
evento de inauguração, convidando todos os seus conhecidos e amigos, pedindo
para que eles levem outras pessoas junto. Você certamente assim atrairá a sua
futura clientela.

Cumprimente
os presentes com sorrisos. Nesta ocasião é uma boa oferecer comes e bebes e amostras
grátis do que será vendido na loja, se for o caso, e também algumas
lembrancinhas customizadas. Acreditem, tais coisas ficam gravadas na mente dos
clientes.

É
importante que todos os funcionários e parceiros estejam presentes, prontos
para cumprimentar os clientes.

Conclusão

Em
suma você trabalhará muito nos primeiros dois anos após a abertura da
loja, certamente passando por vários altos e baixos.

Não existe um jeito certo ou errado para organizar o
seu negócio, tudo o dito acima é só uma idéia do trabalho como um todo, o seu
bom senso e a sua vontade é que determinara o sucesso.

E quando a
coisa ficar feia, você vai precisar de mais ajuda do que nunca, principalmente
pelo fato de que vai pensar no trabalho o tempo inteiro. O apoio de sua família
é essencial. Boa sorte.




Venda sazonal – Como faturar o ano todo

Comprar
casacos de lã ou estufas no verão faz pouco sentido na cabeça das pessoas. É
sabido que existem vários produtos que vendem muito em determinado período do
ano e, no restante, acabam pegando poeira.

Esta
situação é chamada de sazonalidade, acontece praticamente em todos os tipos de
lojas de varejo. As vendas sazonais proporcionam grande quantidade de vendas em
determinados períodos, por outro lado a falta de agilidade em modificar a
oferta de produtos na hora certa coloca pressão nas suas finanças.

Para ajudar, aqui vão algumas dicas:



Planeje
bem seu negócio

Vamos imaginar o seguinte: Sua loja vende artigos
para o inverno, casacos de lã e abrigos de malha. Eles vendem muito bem na sua
região durante o inverno. Isto é ótimo, mas tem um problema, ninguém compra
estes itens no verão.

Agora imagine se você tem uma loja de variedades,
vendendo de tudo um pouco, brinquedos no Natal, cadernos no início das aulas,
chocolates na páscoa, presentes de dia das mães e outros.

É aqui que sua loja pode se destacar. Com uma boa
gestão, você pode comprar por antecipação e conseguir um belo de um desconto do
seu fornecedor e se bem negociado uma condição melhor do que no auge da
sazonalidade.

Certamente você precisa ficar atento ao espaço disponível para estocar estes produtos comprados antecipadamente, para evitar problemas no momento da venda. No caso do casaco, ele pode ficar fora de moda e perder o valor, por exemplo, o que não acontece com um caderno. Concluído, fique atento ao tipo de produto que pode ser estocado sem sofrer deterioração.

Use um software para ajudar

Nenhuma empresa funciona só na cabeça de seu
administrador. Organize o fluxo de caixa e o seu mix de vendas, mantenha estes
dados sempre atualizados. Rapidamente você vai aprender quais são seus períodos
de alta e de baixas vendas. Visto isto será possível se preparar e decidir
quando repuser o estoque garantindo que sua loja esteja abastecida na época de
alta.

Seja
parceiro de seu fornecedor

Se você conhece quais são seus meses de alta e a
média de vendas em determinado período, utilize estes dados para negociar com o
seu fornecedor.

Este conhecimento vai proporcionar conseguir melhores
preços de compra e melhores prazos de pagamento. Seus fornecedores também são
vendedores como você, eles também precisam vender. No momento em que um
fornecedor lhe reconhece como um parceiro, as coisas começam a fluir.

Planeje

O bom planejamento financeiro fornece os subsídios necessários e o conhecimento dos meses em que vende menos. Feito isto é só equilibrar as suas contas, usando o lucro dos melhores meses para fechar o caixa no período de poucas vendas.

Esteja
aberto as novidades

Vários motivos ajudam o comércio sazonal, tais
como, o hábito dos clientes da sua região e o ponto da sua loja, porem o mais
importante é conhecer o seu mix de vendas. Trabalhe usando este conhecimento na
hora de ofertar os seus produtos.

É mais comum do que se pensa uma loja ter suas
vendas sazonais prejudicadas por um mix de produtos desatualizados. Ofertar sempre
as mesmas coisas não é uma boa prática. Você precisa buscar novos produtos, novos
fornecedores, ir a feiras e ficar sempre de olho nos lançamentos na internet.

Fique atento aos produtos novos que surgem no
mercado, e que podem ser vendidos no período de baixa, ou no ano todo,
antecipando-se aos seus concorrentes. Não seria ótimo?   Mas só
vai acontecer se você procurar.

Pense nisto, a propósito, a Splan Manager dispõe de um software que pode lhe ajudar a gerir suas compras, vendas e estoque.